top of page

TELEFONE SEM FIO

SOUND

 

Performance Art com

Eduardo Amato

 

Apoc Studio

Curitiba - PR - 2021

dir : Fernada Pompermayer

MOTHER TONGUE

SOUND

Performance Art com

Eduardo Amato

 

GRACE Exhibition Space

New York - USA - 2021

dir : Jonas Sanson

PERFORMANCECOISA #3

for: ARTECHS WINTER RESIDENCY

Performance Art com

Adriana Tabalipa

Eduardo Amato

Eleonora Gomes

Leo Bardo

 

Technische Universität Berlin

Berlin - GER - 2021

P1100378-2.png

performacecoisa

cooperativa de

experimentação em performance art

Adriana Tabalipa

Eduardo Amato

Eleonora Gomes

Gustavo Francesconi

Janete Andermam

Jonas Sanson

Leo Bardo

performacesoisa #3 Transitan diferentes tiempos atrapados en lapsos fotográficos, resido su espacio, manipulan elementos, sienten, siento, sentimientos melifluos que se acompasan al ruido, al sonido, a las voces, incluso las voces renunciadas, se hacen manifiestas por su ausencia. Intersticios transitados, habitados, coreografías espaciotemporales, instantes efímeros de experiencia colectiva. No saben si estoy, pero saben que estaré, Aquí y ahora.


Hoy habito nuevamente en esta casa ajena, nunca me oirán transitar el espacio, llevo tapabocas, llevan tapabocas, ayer no tuve conciencia de ello, pero hoy también veo lindes invisibles, una línea traza caminos que no separan, porque lo que une es la acción en una construcción simbólica la casa, aparecen nuevos objetos, y un espacio otro tras las cortinas, uno que no transito, mis pasos están limitados, divididos tiempos en un solo espacio.
 

Se despojan de la narración y aun así leo, se producen registros visuales de actos efímeros, hay narraciones en cada movimiento, en lo impredecible del recorrido individual, el tiempo se bifurca, acontece igual detrás de la foto. Hoy es mi último día en esta casa, Manifesta, en cada movimiento, las voces y los cuerpos se acompasan, el sonido y el movimiento se vuelven un todo, son muchos, sé cuando termina el aquí y ahora.
 

Actos cargados de signos, Se aceleran las acciones, los pasos, las voces, voy con ellos, vamos, y los otros también están,  habitando la casa con sus voces, llenando el otro espacio, que no más que este, me hablan sin voces, los oigo en cada movimiento, La casa ajena está llena. ¿Cuántos somos?

PROYECTO ENAJENAR

 

Texto : Belén Rodríguez

Centro Cultural de España Juan de Salazar

Assunción - PAR

O OVO E A GALINHA

SOUND

Performance Art com

Adriana Tabalipa

Eduardo Amato

Eleonora Gomes

Fernanda Pompermayer

Jonas Sanson 

Leo Bardo

Miguel Thomé Oliari

PIVÔ - Desktop Aberto

São Paulo - SP - 2020

PERFORMANCECOISA #2

Performance Art com Eduardo Amato

Eleonora Gomes

Erica Storer

Janete Anderman

Jonas Sanson

Leo Bardo

 

PF  - Plataforma Flex

Curitiba - PR - 2020

pic : Matheus Henrique

PERFORMANCECOISA #1

Performance Art com Adriana Tabalipa

Eduardo Amato

Eleonora Gomes

Fernanda Pompermayer

Janete Anderman

Jonas Sanson

Leo Bardo

​​

Open Source -  2020

Porto Amazonas - PR

VOLUME

 

Performance art - áudio instalação

Peso expandido #4

PF  - Plataforma Flex

Curitiba - PR - 2020

pic : Leo Bardo

No momento onde a civilização tem sua sensibilidade pautada pelo estado iminente de guerra tomam lugar as tecnologias da autonomia, as práticas do conhecimento construídas a partir do próprio processo criativo, no esmagador limiar entre vida e criação. Com o intuito de borrar fronteiras existimos através das fendas que a experiência da arte proporciona. Fronteira ou linha de fuga? O que a voz quer dizer? Peso Expandido 4 pensa abordagens experimentais para a poesia e a arte, manifestadas no limiar entre som e ação. A relação da cidade na utopia punk dos trópicos com a arte e a relação da voz como memória delineia a poesia espacial recém pousada neste chão que ainda treme.

 

Podemos entender as experiências sonoras aqui propostas como fantasmagorias sobre o silêncio, sendo esse último, na maioria das vezes, sentido a partir do som que escapa do exterior, ao barulho da cidade, um carro se distanciando, um latido ao longe ou uma ave dando início ao dia. Essa construção de silêncio atua em nossos corpos colocando a noção de tempo adotada pela modernidade em conformidade com o espaço, expondo sua íntima ligação no que diz respeito aos ruídos, as pessoas e as coisas.

 

A atitude instalativa através do pensamento criativo funciona em nossa proposta curatorial através do desejo, unir o som e o objeto numa ação posta à mesa. Um prato de frutas, um livro, uma faca, um inventário, o mistério entre o som e a arquitetura, a transa do som com o espaço entre nós. Terra. Rocha. Concha. A materialidade daquilo que tem sido visto em Peso Expandido age diretamente no sintoma do que chamamos a imagem como bomba, partindo de uma investigação não binarista e fragmentada, pensando a vida in progress e a tentativa bakuniana de entender a estrutura da razão: a liberdade.

 

Inventariar significa somente escolher, recolher, nomear, numerar, classificar e deixar a disposição. Esta concepção do inventário como gesto burocrático pressupõe, no entanto, o seu oposto: outra escritura, superior, na qual a elaboração depende de algo além dessa simples reunião de elementos. O inventário, portanto, sob essa concepção, excluiria o procedimento que poderia definir algo como artístico. (PIMENTEL, Leandro. O inventário como tática: a fotografia e a poética das coleções. FAPERJ, 2014. 272 p.).

 

Na cozinha experimental da Bauhaus tupiniquim, sobre as ruínas de todas as igrejas e estados, escrevemos. Um prego que nunca antes ­esteve ali, agora está. Um corpo que nunca antes esteve ali, agora está. Entre memória e escombro, o fantasma que aparece para emaranhar os sentidos é também um campo magnético onde percorrem projéteis sônicos que deixam suas bases de pouso com o propósito de incitar sinapses nervosas em sua cabeça.

PESO EXPANDIDO - táticas móveis em arte contemporânea

 

Texto :  Leo Bardo e Matheus Henrique

PANO

 

Performance Art com

Eduardo Amato

Janete Anderman

Mariana Barros

Rimon Guimarães

Thiago Ramalho

 

CADEADO (3)

PF  - Plataforma Flex

Curitiba - PR - 2020

pic : Margit L.

NATUREZA VIVA

 

Performance Art com

Eduardo Amato

 

Festival Lacração

MUCANE - Museu

Capixaba do Negro

Vitória - ES - 2019

pic : Tati Hauer / Paula Barbosa

A LEI

 

Instalação

ovo, capa de chuva, fita adesiva, cabide e arara

Mostra Guia

PF - Plataforma Flex

Curitiba - PR - 2019

pic : Mateus Trevisan / Olívia Gomes

BAILE NO PALÁCIO

 

Performance Art com

Eduardo Amato

 

Ocupação Equinócio

Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Campinas - SP - 2019

pic : Camila Torres

ENSAIOS SOBRE

TRADIÇÃO . 3º ATO

pidyon haben

 

Performance Art com

Eduardo Amato . 2018

 

Feira Parte

Galeria Andrea Rehder

 

São Paulo - SP

pic : André Jeszensky

ENSAIOS SOBRE

TRADIÇÃO . 2º ATO

havdalá

 

Performance Art com

Eduardo Amato . 2017

 

Circuito Interno

Fábrica da Bhering

 

Rio de Janeiro - RJ

 

pic : Jaime Silveira

ENSAIOS SOBRE

TRADIÇÃO . 1º ATO

shabat

 

Performance Art com

Eduardo Amato . 2017

Mostra de Performance

Galeria Soma

 

Curitiba - PR

pic : Robson Dalazen

bottom of page