Ateliê
pic : Flávia Wolf
O OVO E A GALINHA
Performance Art com
Eduardo Amato
PIVÔ - Desktop Aberto
São Paulo - SP - 2020
RUPTURA . III
60x80cm . 2020
tinta acrílica, serigráfica e gesso sobre tela
coleção particular - PR
RUPTURA . IV
30x40cm . 2020
tinta acrílica, serigráfica e gesso sobre tela
coleção particular - SP
ESTAMOS QUASE LÁ
Curta metragem - Reptilia
argumento, atuação e design
direção: Jonas Sanson e
Fernanda Pompermayer
47 Casa de Criadores
São Paulo - SP - 2020
CONTRA PLANO . VI
70x90cm . 2020
tinta serigráfica, barbante encerado sobre tela
Apoc Galeria
pic : Flávia Wolf
PERFORMANCECOISA #2
Performance Art com Eduardo Amato
Eleonora Gomes
Erica Storer
Janete Anderman
Jonas Sanson
Leo Bardo
PF - Plataforma Flex
Curitiba - PR - 2020
pic : Matheus Henrique
interview for Jupilings - complete interview
Please tell us about your interest in the relationship between poetry, music, cosmology and sensorial aspects of matter?
Everything is connected, it is synesthetic, this relationship is omnipresent in our mind, we create this reality. When I listen to poetry, I think of music, then an image comes to mind, and I can feel a sensation, for instance: a shiver! Poetry would not be poetry without feeling it, thinking it is vernacular, everything that exists can be transformed into poetry, music, image, it is a matter of sensitivity. The way that art reaches us intrigues me greatly, from the media to our sensory systems. Starting with our very limited perception of the colors that consequently shape our reality. Thinking that we see only 3 dimensions makes me believe that we are babies who have just opened their eyes to the cosmos.
What is the role of art today?
Interesting this question, I could answer with the phrase “The artist is the antenna of the race” by Ezra Pound, so the role of art is to print reality. I have always seen art as Politics, since the cave paintings, humanity has always looked for ways to express itself and use this tool as a positioning.
What inner force shapes your artistic concepts?
Curious this question, I started to paint a little late, I always had many questions and theories about the life and creation of the universe, and I realized that this distressed me in a way, the painting was like letting go and organizing these thoughts, it made me materialize these ideas, I have very clear images in my head of things I never saw, painting them makes them real. It is like taking that energy out of a dimensionless plane and materializing the thought. This awakens my pleasure and an urge to create, it is pure magic, ritualistic. I feel alive and powerful before my existence.
REVERBERA . II
40x40cm . 2020
colagem, impressão de alta definição em lâmina de polímero
coleção particular - RJ
PERFORMANCECOISA #1
Performance Art com Adriana Tabalipa
Open Source - 2020
Porto Amazonas - PR
VERTENTE
145x145x40cm . 2019
tinta acrílica, sobre espuma expansiva
valor sob consulta
VOLUME
Performance art - áudio instalação
Peso expandido #4
PF - Plataforma Flex
Curitiba - PR - 2020
pic : Leo Bardo
No momento onde a civilização tem sua sensibilidade pautada pelo estado iminente de guerra tomam lugar as tecnologias da autonomia, as práticas do conhecimento construídas a partir do próprio processo criativo, no esmagador limiar entre vida e criação. Com o intuito de borrar fronteiras existimos através das fendas que a experiência da arte proporciona. Fronteira ou linha de fuga? O que a voz quer dizer? Peso Expandido 4 pensa abordagens experimentais para a poesia e a arte, manifestadas no limiar entre som e ação. A relação da cidade na utopia punk dos trópicos com a arte e a relação da voz como memória delineia a poesia espacial recém pousada neste chão que ainda treme.
Podemos entender as experiências sonoras aqui propostas como fantasmagorias sobre o silêncio, sendo esse último, na maioria das vezes, sentido a partir do som que escapa do exterior, ao barulho da cidade, um carro se distanciando, um latido ao longe ou uma ave dando início ao dia. Essa construção de silêncio atua em nossos corpos colocando a noção de tempo adotada pela modernidade em conformidade com o espaço, expondo sua íntima ligação no que diz respeito aos ruídos, as pessoas e as coisas.
A atitude instalativa através do pensamento criativo funciona em nossa proposta curatorial através do desejo, unir o som e o objeto numa ação posta à mesa. Um prato de frutas, um livro, uma faca, um inventário, o mistério entre o som e a arquitetura, a transa do som com o espaço entre nós. Terra. Rocha. Concha. A materialidade daquilo que tem sido visto em Peso Expandido age diretamente no sintoma do que chamamos a imagem como bomba, partindo de uma investigação não binarista e fragmentada, pensando a vida in progress e a tentativa bakuniana de entender a estrutura da razão: a liberdade.
Inventariar significa somente escolher, recolher, nomear, numerar, classificar e deixar a disposição. Esta concepção do inventário como gesto burocrático pressupõe, no entanto, o seu oposto: outra escritura, superior, na qual a elaboração depende de algo além dessa simples reunião de elementos. O inventário, portanto, sob essa concepção, excluiria o procedimento que poderia definir algo como artístico. (PIMENTEL, Leandro. O inventário como tática: a fotografia e a poética das coleções. FAPERJ, 2014. 272 p.).
Na cozinha experimental da Bauhaus tupiniquim, sobre as ruínas de todas as igrejas e estados, escrevemos. Um prego que nunca antes esteve ali, agora está. Um corpo que nunca antes esteve ali, agora está. Entre memória e escombro, o fantasma que aparece para emaranhar os sentidos é também um campo magnético onde percorrem projéteis sônicos que deixam suas bases de pouso com o propósito de incitar sinapses nervosas em sua cabeça.
PESO EXPANDIDO - táticas móveis em arte contemporânea
Texto : Leo Bardo e Matheus Henrique
CONTRA PLANO . V
140x140cm . 2020
tinta serigráfica, barbante encerado sobre tela
valor sob consulta
PANO
Performance Art com
Eduardo Amato
Janete Anderman
Mariana Barros
Rimon Guimarães
Thiago Ramalho
CADEADO (3)
PF - Plataforma Flex
Curitiba - PR - 2020
pic : Margit L.
VERDE
70x90x13cm . 2019
espuma expansiva, removedor, tinta serigráfica e madeira
valor sob consulta
CONTRA PLANO . IV
30x40cm . 2019
tinta serigráfica, barbante encerado sobre tela
EXPOSIÇÃO
3 ATOS - agora estamos
Coletiva
Eduardo Amato
Eleonora Gomes
Gustavo Francesconi
Milena Costa
Nico
Pedro Vieira
PF - Plataforma Flex
Apoc Galeria
Galeria Ponto de Fuga
Curitiba - PR - 2019
pic : Isabela Glock
Afeto. Se no início fomos e no fim voltamos, hoje ficamos. Não em um lugar, mas em um estado d'alma. Um microcosmo brechtiano de legados sócio-culturais. Vamos falar aqui sobre herança - que produz algo novo no presente recorrido do passado. Onde fomos.
E se "o passado é um país estrangeiro” (Hartley, 1953) quais as lombadas que delimitam cada território? E digo aqui lombada, na tentativa de por alguns minutos não falar em muros. Queremos falar dos portões; dos caminhos. Dos caminhos que cinco artistas tomaram para chegar aqui e a partir daqui. Queremos falar sobre atravessamentos, portanto pareceu coerente partir de uma estrutura de exposição cruzada. Pois além de cruzados nossos processos, é também nossa pulsão. Aqui (ou ali), Margit L. entrega uma frase que talvez seja a chave dessa exposição: diferente de uma orquestra, estamos aqui num concerto de câmara, onde cada músico toca um pouco mais baixo para escutar o outro.
Somos os vaga-lumes viajantes do meio da noite. E aqui estamos. E ficamos. (por ahora)
Desperta América do Sul: Apresentamos uma(s) exposição(ões) de cinco artistas brasileiros, produzindo em Curitiba, em 2019. O resultado vivencial de diferentes sujeitos à escuta. Falando sobre três atos. A chegada, a estadia e a partida. E se Matisse acabou com a dança, propomos um ciclo na PF. Eleonora Gomes (Curitiba 1979) chegou aqui 2014, logo no início, comigo, Eduardo Cardoso Amato (Castro 1991). Ela excede o círculo de giz e toma o espaço, traça nele a instalação Pés. Ela convive conosco. Gustavo Francesconi (Joinville 1986) está aqui há pouco e com telas e experimentações com espuma expansiva delimita coordenadas investigativas tomadas em sua pesquisa, relacionando cor e matéria em distintos planos perceptíveis. Além de efeitos visuais, uma trilha transdisciplinar entre técnica e poética, levado por bases prática-teóricas da ciência e da semiótica. Como na escolha da espuma, que dilata seus limites para se moldar ao espaço. As cores também são cores, mas são dispositivos de observação de outras constelações fora das barreiras terrestres.
Milena Costa (Curitiba 1982) e o Pedro Vieira (São Paulo 1983) vieram nos buscar. Dirigem a Galeria Ponto de Fuga e percorrem caminhos processuais juntos. Nos mostram trabalhos realizados entre 2006 e 2019 que versam sobre a questão da latinidade. Ao longo dos anos eles vêm trabalhando desde este território cultural, geográfico, político e imaginado chamado América Latina. Produzem deslocamentos, imagens, performances, escritos e reflexões.
As lombadas viraram pontes à tempo de passar. Daqui para lá - performance de Eduardo Cardoso Amato propõe o alongamento do espaço expositivo para a Galeria Ponto de Fuga.
3 ATOS - agora estamos
Texto : Eduardo Amato
PERMANÊNCIA
140x50cm . 2019
tinta serigráfica, verniz e espuma expansiva sobre tela
acervo apoc galeria
HELOISA
30x40cm . 2019
tinta serigráfica sobre tela
coleção particular - PR
AVESSO
65x65x11cm . 2019
espuma expansiva, acrílica, verniz, removedor sobre tela
acervo apoc galeria
NATUREZA VIVA
Performance Art com
Eduardo Amato
Festival Lacração
MUCANE - Museu
Capixaba do Negro
Vitória - ES - 2019
pic : Tati Hauer
Paula Barbosa
REVERBERA
40x40cm . 2019
colagem, impressão de alta definição em lâmina de polímero
coleção particular - SP
RUPTURA . I
80x100cm . 2019
tinta acrílica, serigráfica e gesso sobre tela
coleção particular - UK
RUPTURA . II
80x100cm . 2019
tinta acrílica, serigráfica e gesso sobre tela
coleção particular - SP
A LEI
Instalação
ovo, capa de chuva, fita adesiva, cabide e arara
Mostra Guia
PF - Plataforma Flex
Curitiba - PR - 2019
pic : Mateus Trevisan
Olívia Gomes
COR, FORMA E REFLEXÃO
160x160cm . 2019
espelho convexo, emulsão acrílica de alta reatividade, acrílico e alumínio
coleção particular - PR
EXPOSIÇÃO
Acervo Circular
Individual
Apoc Galeria
Curitiba - PR
pic : Flávia Wolf
Mateus Trevisan
PARALAXE
90x90cm . 2019
tinta acrílica, removedor, sobre tela
valor sob consulta
BAILE NO PALÁCIO
Performance Art com
Eduardo Amato
Ocupação Equinócio
Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira
Campinas - SP - 2019
pic : Camila Torres
Ateliê